Middle-aged woman outdoors

 

A maioria de nós tende a pensar que, ao menos que a gente tenha acesso a um cirurgião plástico ou uma linha de produtos para a pele muito cara, não existe o conceito de envelhecer graciosamente. Por vergonha! Se envelhecer nos ensinou alguma coisa, é que a beleza é mais profunda que o que vemos na superfície da pele, e que a maior parte de envelhecer graciosamente é provavelmente acreditando e abraçando essa crença.

Existe um ditado que diz: “Você não para de rir quando você envelhece, você envelhece quando você para de rir.” Aqui estão algumas dicas para ajuda-lo a continuar rindo.

Você sobreviveu!

Especialistas concordam que a sabedoria, maturidade e resiliência são todos componentes necessários para envelhecer graciosamente. A Psicóloga Susan Whitburne, PhD, diz que você tem que reconhecer que envelhecer é uma realização. “Mas se você conseguir chegar numa certa idade, você conseguiu sobreviver muitas das ameaças na sua integridade física e psicológica, que afetaram outras pessoas que não estão mais ao nosso redor”, diz ela.

“Você é mais forte e você vai viver mais. A maioria das pessoas pensa que isso é um benefício.” Ela também aprova que um pouco de recusa quando se trata de lidar com o envelhecimento. “As pessoas que fazem o seu melhor com envelhecimento, não estão pensando muito sobre o processo de envelhecimento. Se você costuma sentar e resmungar sobre o significado da nossa existência, e como o tempo está passando, você está perdendo tempo, você está construindo um cenário onde você não vai conseguir envelhecer tão graciosamente.”

Ela aconselha que é preciso manter a positividade enquanto envelhecemos.

Aceitando as mudanças

É claro, parece perfeitamente normal reagir com horror e recusa quando vemos pela primeira vez uma ruga ou queda de cabelo. No entanto, Dr. Mark Frazier, PsyD, aconselha que a aceitação é a resposta mais saudável. Diz Frazier, “Para envelhecer graciosamente, uma pessoa tem que antecipar as mudanças que são inevitáveis”. Assim que eles encontram as mudanças naturais e status de saúde que são parte do envelhecimento, estas coisas são consideradas experiências negativas e aumentam muito os níveis de stress nas nossas vidas. Ele também reconhece a sabedoria de “previsto é pré-armado.” Outras pessoas antecipam o que vai acontecer. É mais como um “Sim, eu sabia que isso ia acontecer e eu vou negociar meu caminho por isso”. Frazier reconhece a importância de preparação como uma estratégia de gestão muito eficaz no envelhecimento.



Evitando Estereótipos

Infelizmente, adultos maduros tendem a se colocar em categorias, e com categorias vêm estereótipos. Sue Ellen Cooper, 62, é tão adepta a quebrar esses estereótipos que a motivou a começar a Red Hat Society para celebrar as mulheres com 50 anos ou mais. Membros usam chapéus vermelhos e vestidos roxos para os eventos do grupo, daí o apelido do grupo.

Cooper admite que, como uma mulher mais jovem, ela tinha algumas reservas sobre fazer amizades com pessoas mais velhas. Ela diz, “Quando eu conhecia pessoas, eu pensava `Ela provavelmente não seria uma potencial amiga para mim por que ela tem 20 anos de idade.”

Agora, depois de conhecer tantas mulheres mais velhas na sociedade, ela mudou o seu tom. “A primeira impressão não lhe diz nada. Algumas destas pessoas tiveram experiências de vida e carreiras incríveis e ainda têm um grande senso de humor e muito intelecto, e a cultura vai esquecer-se delas”: `Oh, ela é uma velha e ela está acima do peso. ““

Encontre Atividades Significantes

Paula Abbott, EdD, adverte contra o perigo de inatividade à medida que envelhecemos.
"Parte do desafio de envelhecer graciosamente é que você deve continuar a encontrar coisas importantes para você". Os especialistas incentivam o envelhecimento a se relacionar diretamente com hobbies, viagens, atividades espirituais e passar tempo com a família, como algums opções.

 

Abbott aconselha planejar atividades com um propósito, antes de se aposentar.
"Deve “ser uma transição”, diz ela, “Não deveria ser” Pare de trabalhar um dia e caia de um penhasco”.

Ela também recomenda atividades como uma distração ao invés de se concentrar nos lados negativos e baixos da velhice.

"Se você não tem coisas importantes te ocupando na sua frente", diz ela, "há o suficiente sobre o processo de envelhecimento que não é positivo, e você pode ficar preso no que você não gosta".

Entendeu? Mantenha-se ativo, elogie-se, aceite mudanças e não se importe com o que alguém tem a dizer sobre isso. Diga-nos seus segredos para envelhecer graciosamente! Você com certeza está com uma aparência ótima!